N° de acessos:

terça-feira, 26 de junho de 2012

Atração Perigosa

Atração Perigosa (The Town) - 2010. Dirigido por Ben Affleck. Escrito por Ben Affleck, Peter Craig e Aaron Stockard, baseado na livro O Príncipe dos Ladrões de Chuck Hogan. Direção de Fotografia de Robert Elswit. Música Original de David Buckley e Harry Gregson-Williams. Produzido por Basil Iwanyk e Graham King. Warner Bros. Pictures e GK Films / USA.


Para um cinéfilo, uma das melhores sensações é a de ser surpreendido positivamente por um filme, do qual pouco se esperava. Aconteceu comigo mais uma vez, comecei a ver Atração Perigosa (2010), segundo longa dirigido pelo ator Ben Affleck, com uma grande desconfiança, confesso que não esperava dele nada que fosse além do convencionalismo típico da maioria dos filmes de ação hollywoodianos. Contudo, ele começou a me surpreender já nos primeiros minutos, tanto pela boa qualidade técnica e pelas atuações, quanto pelo ritmo frenético que ele adquire já na sequência de abertura. Ben Affleck chega a demonstrar segurança como diretor e isto fica perceptível pela escalação do elenco, pelo bom resultado das tomadas externas e principalmente pelo fato de o filme não ser arruinado pela sua trama (que é repleta de clichês), aspecto este que seria ao meu o seu calcanhar de Aquiles.

O filme começa mostrando um assalto à uma agência bancária do subúrbio de Boston. Quatro homens encapuzados e mascarados descem de uma van e invadem o prédio, eles rendem os funcionários e clientes e obrigam a gerente a abrir o cofre. Neste meio tempo, um outro funcionário consegue disparar o alarme, mas os bandidos percebem e fogem antes da chegada da polícia, levando a gerente como refém; ela é solta logo em seguida próximo à uma praia... Doug MacRay (Ben Affleck) é o cabeça do grupo, ele é descendente de uma família que está envolvida há gerações com o crime organizado, que seria segundo ele a principal atividade de sua cidade. Ele e sua gangue são oriundos do bairro de Charlestown, que ficara famoso por ser um dos mais violentos da cidade e o celeiro de um grande número de ladrões de bancos.


Jem (Jeremy Renner) é amigo de infância e o braço direito de Doug, ao contrário deste, ele é impulsivo e extremamente agressivo, apesar disso eles aparentemente se respeitam, porém um atrito começa a surgir entre eles quando Jem descobre que a gerente que eles haviam sequestrado também mora em Charlestown,  o nome dela é Claire (Rebecca Hall) e ela atua como voluntária em um projeto social na vizinhança. Doug garante que irá segui-la para assegurar que ela não faça nenhuma besteira, mas Jem prefere resolver o problema de uma forma mais radical... O mote principal da trama, que justifica o nome tosco que o filme ganhou ao ser lançado no Brasil, surge quando o assaltante se aproxima mais do que deveria de Claire e a seduz, ela que ainda estava fragilizada e traumatizada passa a ver nele uma espécie de protetor e não demora muito e eles começam a namorar. Doug enxerga no relacionamento uma oportunidade de recomeçar, no entanto será difícil para ele abandonar a vida que lhe fora legada pela sua família...


O agente do FBI Adam Frawley (Jon Hamm), que já estava há algum tempo no encalço da gangue de Doug, avança na investigação com a ajuda de Claire. Ele vai chegando cada vez mais perto dos assaltantes e se torna uma questão de tempo até que as identidades deles sejam reveladas e a tensão aumenta à medida que a trama caminha para isso... Como eu já havia dito, a história tropeça em uma quantidade enorme de clichês (dentre eles o do bom bandido que se apaixona pela mocinha e se arrepende de seus crimes, o do gangster de temperamento instável que coloca a vida de todos á sua volta em risco e o do policial incansável e incorruptível que se arrisca para colocar os bandidos atrás das grades) e a trama repleta de fórmulas manjadas conduz o filme a um desfecho até satisfatório, porém bastante previsível... Todavia, a boa notícia no meio disso tudo é que o filme possui elementos que compensam, ao menos em parte, a má qualidade de seu roteiro.


As atuações são de longe o principal destaque do filme, Jeremy Renner está excelente, o que justifica sua indicação ao Oscar de Melhor ator Coadjuvante. A Rebecca Hall consegue, com uma notável destreza, salvar sua personagem da superficialidade sob a qual ela foi construída e Jon Hamm está muito bem na pele do policial obstinado e determinado a cumprir seu trabalho. Já Ben Affleck entrega mais uma atuação 'café-com-leite', que apesar de mediana não chega por si só a prejudicar o filme como um todo, isto por causa das boas interpretações do restante do elenco, com quem ele contracena. A fotografia do longa é outro aspecto que merece ser comentado, as locações do filme são capturadas em um tom na maioria das vezes descolorido ou de predominância de cores frias, o que percebo como uma clara referência à frieza dos personagens e do ambiente no qual eles vivem. 


Atração Perigosa me surpreendeu por ter sido melhor que o esperado, no entanto não posso dizer que ele seja um filme excelente e muito menos indispensável. É notável que Ben Affleck tenteou dar a ele uma profundidade dramática maior, no entanto ele não foi tão bem sucedido nisso. Atração Perigosa é um bom filme de ação, com cenas bem filmadas e boas atuações, que no fim das contas vale como um bom entretenimento. Recomendado para os apreciadores do gênero!

Atração Perigosa recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Jeremy Renner)

Assistam ao trailer de Atração Perigosa no You Tube, clique AQUI !

A revelação das passagens aqui comentadas não compromete a apreciação da obra.

35 comentários:

  1. Vi esse filme ano passado na Tv a Cabo, e achei um bom filme de ação. Quando fui assistir esse filme não estava esperando muito, pois eu nunca tinha ouvido falar dele, mas mesmo assim decidi dar um conferida nele. E confesso que o resultado foi positivo. Só não gostei do fraco roteiro do filme. Gostei do filme, mas não foi um dos melhores filmes de ação de 2011 que assisti. Mas não deixa de ser um bom filme de ação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mateus, o roteiro é realmente decepcionante, ele quase coloca tudo a perder, mas felizmente outros aspectos salvam o filme... no fim das contas acabei ficando curioso para ver o primeiro longa dirigido pelo Ben Affleck...

      Excluir
  2. Oi Bruno
    Ufa, mais um filme que eu vi e gostei muito, que bom que você concorda, prá começar o Ben é um gato (kkkkk), o filme tem muita ação, e um final inesperado, e o Jeremy é um grande ator mesmo, se não me falha a memória ele acabou ganhando o Oscar em "Gerra ao Terror", ele sempre faz esses papéis de malucos (kkkkkk), em SWAT ele também trabalha muito bem, ele não é tão famoso, mas eu o o acho um baita ator. Ótima crítica, como sempre.
    Bjão. e um ótimo resto de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, o Jeremy foi indicado por "Guerra ao Terror", quem ganhou em 2010 foi o Jeff Bridges por "Coração Louco"... Eu considero a atuação do Jeremy em "Atração Perigosa" bem superior à de "Guerra ao Terror", sei que muita gente não concordará com isso...

      Excluir
  3. Legal Brunão!
    Tá anotadinho aqui, porque eu gosto muito de filmes de ação!

    Rapaz, esses dias eu assisti a Assalto ao banco central. Puxa vida, me decepcionei com muita coisa. Era pra ser um filmaço, com uma das melhores histórias reais já vibidas aqui no Brasil, mas achei o filme uma porcaria. O Lima Duarte e a Giulia Gam estão ARTIFICIAIS demais. Puxa vida, me decepcionei.

    Um abração Brunão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assino em baixo, eu fui ver no cinema ver esse filme que o Andre citou acima, foi uma decepção total,mas não vou julgar todos os filmes brasileiros por causa de uns e outros, afinal, existem grandes produções por aí que dão um banho no cenário cinematográfico estrangeiro. Beijão, http://www.spiderwebs.com.br/

      Excluir
    2. Eu ainda não assisti "Assalto ao Banco Central" André, mas sei bem do que você está falando, simplesmente porquê são os mesmos erros que são cometidos em diversos outros filmes nacionais de 'grande expressão', o que acho uma pena, afinal como você disse, a história renderia um filmaço!

      Excluir
    3. Eu não tenho dúvidas disso Sabrina, porém é neste ponto que esbarramos naquele que considero o maior dos problemas enfrentados pelo nosso cinema, a distribuição. Todos os anos uma grande quantidade de filme de ótima qualidade são produzidos por aqui, mas poucos deles conseguem sair dos festivais e chegar às salas de cinema ou quiça nas locadoras e lojas de DVDs e BRs...

      Excluir
    4. assisti em hlood one q os direitos sobre o filme assalto ao bc foram comprados pela fox e eles estao com um projeto para fazer um remake com atores americanos e brasileiros ta no site da fox.

      Excluir
  4. Não gosto de filmes de ação, confesso, mais esse eu fiquei realmente com vontade de ver, amei sua resenha. Beijão, http://www.spiderwebs.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sou um grande entusiasta do gênero Sabrina, mas "Atração Perigosa" é um bom filme, merece ao menos ser conferido... Acho que você irá se surpreender tanto quanto eu!

      Excluir
  5. Oi Bruno, assisti esse filme e gostei muito, no inicio eu não esperava muito e pra ser sincera nem queria assistir até o final, mas fui vencida e não me arrependi.
    Beijos
    Aqui Fofura...Nem tão fofo assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que eu não fui o único a ser surpreendido de forma positiva, apesar dos percalços do roteiro e dos clichês, ele é um bom filme que, como eu disse, merece ao menos ser assistido...

      Excluir
  6. Faz tempo que não vejo um filme assim. Nesse estilo. Uma boa pedida pra dar uma modificada. A capa do filme é do caralho. Vou ver se eu baixo e vejo. Esse final de semana deu Anticristo e Melancolia na teve. Mas eu tava viajando, daí não consegui rever. Foda.

    Abração

    ----
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista sim Jim e depois você me conta o que achou, o roteiro é capenga, mas outros aspectos do filme o tornam bom, eu espero que sua avaliação final dele seja, depois que você o assistir, tão positiva quanto a minha!

      Excluir
  7. Olá,Bruno!!
    Devido ao meu pós operatório e circunstâncias, não tenho ido ao cinema,que tanto amo!!
    Bruno,hoje venho agradecer´te por seu carinho,amigo.
    Beijos nesse lindo core.
    Soninha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuo torcendo pela sua recuperação Soninha, para que ela seja rápida. Tudo de bom pra e obrigado pela visita!

      Excluir
  8. Bruno,
    Ben Affleck tem surpreendido muito mais como diretor do que como ator. Se não viu, veja Medo da Verdade, a sua estreia na cadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Márcio, eu concordo plenamente que esteja surpreendendo mais como diretor do que como ator. Ainda não vi "Medo da Verdade", mas fiquei bastante curioso em relação a ele desde que assisti "Atração Perigosa"...

      Excluir
  9. Oi Bruno,

    Tudo bem? Filmes de ação não é o meu forte e deixo para Mateus essas tramas. Vou confessar que sou a rainha do suspense, do cult e do drama, mas fujo dos assaltos. Como sempre, uma crítica definida e inteligente.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é meu gênero favorito também Luciana, são poucos os que me surpreende ao ponto de eu classificá-los como obras primas, o que não foi o caso deste...

      Excluir
  10. Não lembro de ter visto outro filme com Ben Affleck, e não lembro deste filme, não sei se passou nas telonas por aqui em Recife, mas gosto de filmes que abordem assaltos bem organizados a bancos, é uma trama clichê, mas se for bem elaborada e inteligente, vale à pena ver.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo;
      Dê uma pesquisada depois, pois com certeza você já deve ter visto algum filme com ele, eu não gosto muito dele como ator, acho ele bastante limitado, contudo ele me surpreendeu como diretor... "Atração Perigosa" vale a pena sim, principalmente pra quem, como você, já curte o gênero...

      Excluir
  11. Ben Afleck provou que também pode ser um bom diretor, já que sua carreira de ator sempre é bem criticada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Gilberto, acho que ele deveria investir nesta nova função, desistindo inclusive de protagonizar seus próximos filmes...

      Excluir
  12. Bruninho, tudo bem?
    Menino! Ben Afleck? Um dos rei do Framboesa? (como ator, claro). Me pegou totalmente de surpresa... diretor?
    Não assisti a esse filme, gosto muito de filmes de ação, mas como você escreveu aqui me pareceu que o Ben é bom como diretor..., sinceramente me surpreende... hahaha E acho estranho um cara ser um ator... assim... do jeito que ele é... haha, e ser bom diretor. Mas pelo visto acontece. Ficou a dica então.

    Beijos e obrigada por todos os comentários por lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cissa, eu também fiquei muito surpreso com o resultado final do filme, mesmo não sendo um grande fã do gênero. Acho que o Ben deveria se dedicar à direção, acho que assim ele se manteria afastado dos Framboesas...

      Excluir
  13. Concordo totalmente com você acerca de ser surpreendido: eu também fui. E acho que Ben Affleck é melhor diretor que é ator, então ele deveria investir mais nisso.

    ResponderExcluir
  14. Não vejo como um problema completo a quantidade enorme de clichês e fórmulas batidas. São apenas desculpas para uma ação muitíssimo bem arquitetada pelo Ben Affleck, que traz uma direção segura - e, pra mim, a melhor coisa do filme. Não acho tão surpreendente quanto alarmaram na época, mas é muito divertido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a direção, ao lado de algumas das atuações, fazem o filme valer a pena. Todavia, há de se convir que o roteiro mais original poderia transformar o filme em uma obra prima...

      Excluir
  15. Não sei se eu esperava na medida, mas, o filme não me surpreendeu. Achei ele um tanto chato, mas, não ruim. É bom.

    ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atribuo esta 'chatice' ao convencionalismo do roteiro, se não fosse por tanto clichê o filme poderia ter sido ainda melhor!

      Excluir
  16. Espero que como diretor o Ben seja melhor do que como ator.
    Adorei a resenha! Vou procurar o filme hoje pra conferir isso de perto.
    Beijo!

    https://www.bibliotecariaescandalosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ele é sim Soraya, o que, como eu disse, me surpreendeu muito, se tivesse um roteiro melhor, "Atração Perigosa" seria mesmo um filmaço!

      Excluir