N° de acessos:

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Roteiro da peça "Horário Nobre"



ART.FICIAL
HORÁRIO NOBRE
Roteiro escrito por: José Bruno Aparecido da Silva
Março de 2006
A peça “Horário Nobre” busca relatar de forma irônica a situação de um telespectador passivo diante de um televisor no horário nobre, ele assiste um telejornal, uma espécie de sátira do modelo de telejornalismo adotado no Brasil, as notícias e seus principais personagens invadem sua sala de estar, a cada matéria ele é agredido intensamente, mas permanece em sua poltrona fiel e cativo à programação. Além do telejornal com seus personagens (apresentadores, que mais parecem juizes saídos do romance “O Processo” de Kafka e um homem do tempo, totalmente alucinado) o telespectador ainda é atormentado e violentado por um político, e por um garoto propaganda, igualmente pirado, que representa os comerciais. A peça se desenrola sobre um clima de tensão atenuada que é reforçada pelo cenário sombrio e pela trilha sonora. A peça lida com diversos estilos, do drama à comédia, e tem seu diferencial na linguagem, que foge ao estilo usual, sendo baseada, em sua maior parte, na linguagem jornalística.
Quadro 1
Em cena os 2 apresentadores (nas bancadas) e o telespectador (ao centro).
O telespectador entra em cena, liga o televisor com o controle remoto. ( as luzes se ascendem sobre as bancadas).
APRESENTADOR 1 Está entrando no ar mais uma edição do Jornal Art.Ficial, com notícias do Brasil e do Mundo direto pra VOCÊ! BOA NOITE!
APRESENTADOR 2 BOA NOITE!!!
O telespectador tem sua atenção voltada pro jornal, quase responde o cumprimento. (ele permanece durante toda a peça de frente para o público, de costa para os apresentadores).
APRESENTADOR 1 Assalto a mão armada para o centro da capital esta tarde, três pessoas ficaram feridas (eco), mas ninguém morreu!
APRESENTADOR 2 Rebelião na penitenciaria estadual já dura 4 dias. Detentos mantêm 17 pessoas como reféns . Familiares dos reféns e dos presidiários aguardam desesperados por notícias na porta do presideo.
Presidiário atravessa o palco no momento que a notícia é dada.
APRESENTADOR 1 Confirmada a suspeita de contaminação no reservatório que abastece as zonas sul e leste da cidade, 23 pessoas permanecem internadas com suspeita de intoxicação.
Telespectador joga fora a água que acabara de pegar para aliviar a tenção
APRESENTADOR 2 Inflação bate recorde, economistas apontam esta como a pior crise) de todas que o país já sofreu. O feijão com arroz deverá sumir da mesa de 90% da população.
Preocupado telespectador procura, aflito, sobre uma mesa imaginária seus alimentos.
APRESENTADOR 1 Policia reprime com violência manifestação de estudantes que ocorria na zona norte da cidade. Os manifestantes foram detidos e encaminhados à quadragésima quinta delegacia de polícia. Os estudantes protestavam contra o aumento da tarifa de ônibus.
Policial perseguindo estudante atravessa o palco.
APRESENTADOR 2 Dados do DENATRAN indicam que as rodovias estão mais perigosas devido ao período de chuva. Não vai ser seguro viajar neste feriado prolongado. É previsto um acentuado aumento de acidentes, comparando ao mesmo período do ano passado.
APRESENTADOR 1 acidente na avenida Duque de Caxias deixa saldo de 3 feridos e 7 mortos. A imprudência mais uma vez foi a causa do desastre.
Uma pessoa ferida passa correndo desesperada pelo palco.
APRESENTADOR 2 Batida entre carro e motocicleta na avenida JK para o trânsito da cidade no final de tarde. O motociclista morreu na hora.
O telespectador está cada vez mais nervoso e mais assustado.
APRESENTADOR 1 Vamos para o intervalo comercial mas voltamos dentro de instantes com mais notícias do Brasil e do mundo pra VOCÊ! (apontando para o telespectador).
APRESENTADOR 2 ART.FICIAL, o telejornal que levas os fatos pra sua sala de jantar!!!
Entra a vinheta, as luzes sobre as bancadas se apagam.
O telespectador respira aliviado.
Fim do Quadro 1.
Quadro 2
Em cena o telespectador e o garoto propaganda.
GAROTO PROPAGANDA 1(entrando em cena) Hei você! É você mesmo, você sabe do que você precisa? Ah sim da nossa nova linha de cosméticos BELEZA PURA! Deixe ser feio deste jeito e fique belo em 15 minutos, isso mesmo são apenas 15 minutos!!!
Enquanto fala o garoto propaganda pinta a cara do telespectador com diversos tipos de cosméticos, este tenta resistir, mas acaba cedendo.
GAROTO PROPAGANDA 2 (entrando em cena) Você é esperto não é? Você não é careta não é? Isso mesmo você é livre!!! Livre pra experimentar a nova bebida FIRE DRINK, Beba, beba, beba... Ah com moderação!!!
Enquanto fala o garoto propaganda empurra a bebida pela boca do telespectador, que após tomar tudo tenta permanecer de cambaleando pelo palco.
GAROTO PROPAGANDA 1 (voltando em cena) Hei você, é isso você que está ai, abatido, cansado e deprimido... Ah você está precisando de dinheiro não é?... Com certeza dinheiro é o seu problema... Então meu amigo relaxe e goze porque seus problemas acabaram!!! Consiga dinheiro rápido VENDENDO A SUA ALMA!!! É simples basta ligar 0800... isso vai ligue, ligue, ligue, (coagindo o telespectador a ligar). Viu simples assim, sem consulta ao SPC e nem precisa mais assinar contrato...
O telespectador permanece imóvel como que arrependido do negócio realizado.
GAROTO PROPAGANDA 2 (voltando em cena) Você que se preocupa com mundo a sua volta, você que não agüenta mais ficar ai parado feito um verme, um parasita, em sua sala de jantar. Torne-se agora um militante de uma grande causa. Torne-se membro do ONG. Não a extinção do calango verde da Paraíba, para fazer a sua parte não precisa ir até a Paraíba, nós fazemos isso por você, basta dar a contribuição semanal de apenas... O que você tiver... Tudo que você tiver! Isso, isso, certo... Você deve doar até doer!!!
O telespectador agora além de abatido, cansado e deprimido ele ainda está falido e permanece imóvel, perplexo diante da tv.
Fim do Quadro 2.
Quadro 3
Estão em cena o telespectador, em sua poltrona, e os dois apresentadores em suas respectivas bancadas.
Neste bloco as notícias são lidas com uma velocidade maior.
Entra a vinheta e as luzes acendem sobre as bancadas.
APRESENTADOR 1 Estamos de volta, entrando mais um vez sem pedir licença em sua casa!
APRESENTADOR 2 Voltamos com mais notícias do Brasil e do mundo. ART.FICIAL... Direto, Preciso e Imparcial!!!
APRESENTADOR 1 Deposto o presidente comunista da Molvânia.
APRESENTADOR 2 Bem feito! Já vai tarde! (tossindo) descul... Digo, começa uma nova fase para a povo molvês, rumo a democracia.
APRESENTADOR 1 Violência! Jovem dispara metralhadora contra alunos na capital. 35 pessoas morreram, 15 ainda estão em estado grave. O jovem de 21 anos se suicidou após o atentado. (a partir de agora com ênfase na fala). O sangue fresco está espalhado por toda escola, nos pátios e sobre as carteiras.
APRESENTADOR 2 nova moda chega ao Brasil! Especialistas dizem que jogar recém nascidos em lagoas e latas de lixo será a nova tendência deste verão. A estilista Suzam Cosak diz que a moda vem do outro lado do mundo de paises como China e Índia. Promete bombar na nova estação!
Neste momento, como num desfile de moda, entram as duas modelos, a primeira coloca uma lata na frente do palco, a segunda com uma boneca, atira-a na lata, na volta a primeira modelo recolhe a lata, que tem a inscrição lixo.
APRESENTADOR 1 Dica de segurança! Se você perceber qualquer movimentação estranha, tráfico de drogas, assassinatos próximo à sua casa. Disque 00x9 e denuncie, faça a sua parte delatando e cagoetando. Mas não espere recompensa por isso!!!
Neste momento o telespectador pega o telefone na mesinha ao lado da poltrona e liga e gesticula como se estivesse denunciando algo. Ao final da ligação ele encosta na poltrona com a sensação de dever cumprido.
APRESENTADOR 2 Dica de culinária! Junte os amigos mais próximos para uma confraternização, o prato principal é X9 assado. Simples e rápido de preparar. Você precisará apenas de um cagoeta e 3 pneus tamanho médio, tempere com querosene e álcool a gosto.
O telespectador treme de medo, neste momento um homem passa pela frente do palco e indica que cortará o seu pescoço, o encarando.
APRESENTADOR 1 Cresce o número de estupros e crimes hediondos na cidade. O secretário de segurança pública se diz perdido diante da situação e alerta que o próximo pode ser você ou até mesmo seus filhos.
APRESENTADOR 2 Conflito no oriente médio realmente parece não ter fim, carro bomba explode em frente a escola primária. Ainda não se sabe o número exato de mortos... Corrigindo não é um conflito no oriente média acaba de acontecer em frente a sua casa.
O telespectador se levanta, observa como se tivesse olhando pela janela, de volta a poltrona e não consegue segurar o choro.
APRESENTADOR 1 Ministério da saúde aponta o aumento de casos de doenças infecto contagiosas como um fator positivo no controle da superpopulação. Segundo ele a guerra civil també4m se apresenta como um grande instrumento no controle populacional. Deputados e senadores já discutem uma boa desculpa para começar uma nova guerra particular no país. É o seu governo trabalhando por você.
APRESENTADOR 2 Crianças que nunca puderam nem se quer sonhar em um dia ir a disneilândia, hoje podem se divertir em dos maiores parques temáticos do mundo com sedes por todo o país, a CRAKOLÃNDIA. Segundo FGS, 12 anos, freqüentador assíduo do parque, entrar é fácil o difícil é sair. CRAKOLANDIA com certeza tem uma bem perto de você.
O telespectador já parou de chorar, mas continua assustado, ele pega uma grande quantidade de comprimidos e engole na esperança de aliviar a tenção.
APRESENTADOR 1 Vamos parar para a exibição do horário político obrigatório.
APRESENTADOR 2 Voltamos em instantes com notícias do Brasil e do mundo pra você.
Entra a vinheta, em seguida apaga-se as luzes sobre a bancada.
Fim do quadro 3
Quadro 4
Estão no palco o “Voz”, o político e o telespectador.
Obs.: O “voz” é apenas uma personificação da voz que anuncia o começo eo término do horário político.
VOZ Interrompemos este programa para a exibição do horário eleitoral gratuito. Dentro de instantes voltamos com a programação normal.
O político entra, cumprimenta o voz, o entrega um santinho, cumprimenta algumas pessoas do público e em seguida a música toca.
Se for eleito eu prometo
Casa comida e roupa lavada
A vida não será mais ingrata
Haverá liberdade de expressão
Todos iguais frente a lei
Não haverá latifúndios
Casa comida e roupa lavada (2X)
Não haverá mais desmatamentos
Todos terão salário digno
Todos terão carro zero
Farei o combate a violência
Casa comida e roupa lavada (2X)
A educação será prioridade
Haverá grande oferta de emprego
Teremos um país muito rico
O carnaval será o ano inteiro
Casa comida e roupa lavada (2X)
POLÍTICO (ao final da música0 Não se esquecem de em mim. É fácil de lembrar!!! 171 e Confirma!!!!!
O político se despede do público, se possível cumprimenta mais alguns presentes. Esse retira do palco.
VOZ se encerra neste momento o horário eleitoral gratuito, voltamos com a programação normal.
Fim do quadro 4.
Quadro 5
Estão no palco o telespectador e o homem do tempo.
HOMEM DO TEMPO Nem pense em sair de sua casa a partir de... (olhando o relógio) agora!!! O furacão Maria das Dores passará hoje, está passando neste momento, pela sua rua!!!
Começam o barulho dos ventos (feito pelos atores que estão fora de cena).
O telespectador que pensava em se levantar é jogado de volta na poltrona pela notícia. Ele sente o efeito dos ventos fortes. É arrastado por alguns minutos junto com o sofá.
HOMEM DO TEMPO O Maria das Dores acabou de passar pela parte baixa da cidade. Deverá deixar mais um rastro de destruição em seu caminho até o litoral.
O telespectador se acomoda de volta na poltrona.
HOMEM DO TEMPO Chuva forte cai neste momento em toda região central do país. O temporal deve permanecer por mais cinco dias.
O telespectador para a mão observando se está chovendo, mas não percebe nenhum pingo. O homem do tempo lhe joga água no rosto. Após isso ele abre um guarda chuva. (que estava atrás da poltrona)
HOMEM DO TEMPO devido a frente fria que vem do oceano, a temperatura deverá cair cerca de 30 graus.
O telespectador fecha o guarda chuvas, coloca o de volta atrás da poltrona e treme de frio devido às baixas temperaturas.
HOMEM DO TEMPO Inundação deixa milhares de desabrigados e muitas pessoas que foram arrastadas pela enchente permanecem desaparecidas.
O telespectador sobe no sofá apreensivo, olhando para o chão, como se estivesse diante de uma inundação, ele continua tremendo.
HOMEM DO TEMPO Os efeitos do aquecimento global deverão anular os efeito da frente fria, corrigindo a informação anterior: a temperatura deverá subir até 50 graus... nos próximos minutos!!!
O telespectador enxuga o próprio suor e tenta se abanar com as próprias mãos devido ao intenso calor, ele está jogado sobre o sofá quase desfalecendo.
HOMEM DO TEMPO O furacão Maria das Dores que passou pela cidade há alguns minutos deverá voltar... (olhando o relógio) neste exato momento. Deixando um rastro ainda maior de destruição.
Os barulhos de vento recomeçam...
O telespectador mais uma vez é arrastado junto com a poltrona demonstrando intensa exaustão.
HOMEM DO TEMPO Mais notícias e previsões sobre o tempo e o clima em nossas próximas edições... (o telespectador respira aliviado). Esperem! Esperem! Temos uma notícia de última hora pra você (apontando para o telespectador). Terremoto...
O telespectador que até então estava com a boca vedada solta sua venta e grita como se dissesse basta!!!
HOMEM DO TEMPO Digo... mas fique calmo, num é assim lá um terremoto que se diga “que terremoto”
O telespectador ameaça pegar o controle remoto...
HOMEM DO TEMPO Não!!! Por hoje é só, voltamos na próxima edição com mais notícias direto da redação do ART.FICIAL!!!
O homem do tempo sai apressadamente, o telespectador está de volta a sua poltroona, se ajeita confortavelmente para continuar assistindo o telejornal.
Fim do quadro 5.
Quadro 6
Estão em cena, o telespectador, em sua poltrona, e os apresentadores m suas respectivas bancadas
.
A partir deste bloco as noticias passam a ser lidas com uma velocidade ainda maior.
APRESENTADOR 1 Você acabou de assistir...
APRESENTADOR 2 Notícias e previsão do tempo.
APRESENTADOR 1 Mas nem pense em trocar de canal!
O telespectador solta o controle remoto e se encosta mais uma vez na poltrona.
APRESENTADOR 2 Está começando a última parte do jornal ART.FICIAL!
APRESENTADOR 1 Notícias rápidas do Brasil e do mundo pra você!
O telespectador volta a tremer e ficar apreensivo.
APRESENTADOR 2 Famílias inteiras morrendo de fome, ai no seu bairro, é uma nova crise do capitalismo que bate à sua porta.(Ouve-se o barulho de batidas na porta).
APRESENTADOR 1 Número de assassinatos dobra neste ano! E dados do instituto de pesquisa e estatística demonstram que o suicídio tem se tornado, também, uma das principais causas de morte nos últimos anos.
APRESENTADOR 2 A Angústia existencial já é apontada como mal deste século.
APRESENTADOR 1 Especialistas comprovam que suicidar é mais fácil do que você imagina, você pode cometer um suicídio bem sucedido aí mesmo, na sua sala de estar.
O telespectador angustiado começa a preparar sua morte, improvisando uma forca com uma corda. Ele solta a corda ao ouvir a próxima notícia.
APRESENTADOR 2 Mãe é estrangulada pela própria filha, a garota diz ter sido influenciada por uma personagem da novela das oito... da outra emissora... evidente!
APRESENTADOR 1 Menina de 10 anos é morta e tem seu corpo mutilado. O acusado de ter cometido o crime é o próprio pai da menina. Segundo os irmãos da garota o pai a violentava já há mais de 3 anos.
APRESENTADOR 2 Vazamento de material radioativo na usina Angra 5 estima-se que cerca de 2 mil pessoas tiveram contato com o material, elas desenvolverão cânceres devido à contaminação.
O telespectador demonstra expressão de medo e sofrimento.
APRESENTADOR 1 Legalizada a prostituição e trabalho infantil na região sul do estado. Segundo o governo esta é uma maneira de esvaziar as escolas, poupar gastos públicos e colocar em prática o projeto meu primeiro emprego. Protestos ocorreram nas outras regiões, os manifestantes reivindicam o direito de também serem atendidos pelo programa.
O telespectador se contorce devido à dor, ao susto e ao asco provocado pele notícia.
APRESENTADOR 2 Brasil realiza um grande negócio com os Estados Unidos. Na última sexta feira o Presidente brasileiro assinou o tratado que passa para os americanos a posse definitiva da floresta Amazônica, em troca receberemos o direito de votar nas próximas eleições presidenciais americanas e ainda o título de Colônia Americana.
O telespectador manifesta repúdio e ódio.
APRESENTADOR 1 Teatro, música, literatura e outras formas de arte serão proibidas em todo o território nacional a partir da zero hora de amanhã . A televisão considerado o único meio de reprodução cultural saudável prevalecerá sobre todos os outros que são considerados antiquados.
APRESENTADOR 2 Esta instituído, também que a partir de agora todo o aparelho de tv deverá permanecer ligado 24 horas por dia. Duras penas são previstas para o telespectador que tentar desligar sua TV. Portanto nem pense nisso!!!
Começa a tocar a música “Deus lhe pague” de Chico Buarque.
APRESENTADOR 1 MORTE! (bate o martelo).
APRESENTADOR 2 VIOLÊNCIA! (bate o martelo).
APRESENTADOR 1 CENSURA! (bate o martelo).
APRESENTADOR 2 ESTUPRO! (bate o martelo).
APRESENTADOR 1 ATENTADO! (bate o martelo).
APRESENTADOR 2 SUICÍDIO! (bate o martelo).
O Telespectador sofre a cada batida do martelo, ele tenta tapar olhos e ouvidos, mas não consegue. Ele agoniza diante da TV.
APRESENTADOR 1 INTOLERANCIA! (bate o martelo).
APRESENTADOR 2 PRECONCEITO! (bate o martelo).
APRESENTADOR 1 IGNORANCIA! (bate o martelo).
APRESENTADOR 2 ALIENAÇÃO! (bate o martelo).
APRESENTADOR 1 CONDENAÇÃO! (bate o martelo).
APRESENTADOR 2 TELEVISÃO!!!! (bate o martelo).
O telespectador jaz caído ao chão. Sem forças.
A música é interrompida e faz se silêncio no palco por alguns segundos.
Fim do quadro 6
Quadro 7
Estão em cena o telespectador que jaz caído ao chão, os apresentadores que invadem a sala de estar, o político o garoto propaganda e o homem do tempo.
APRESNTADOR 1 Boa noite...!
APRESNTADOR 2 Boa noite...!
HOMEM DO TEMPO Vai Chover...!
POLÍTICO Vote! Verde, Confirma...!
GAROTO PROPAGANDA Compre! Consuma...!
O telespectador com um grito assustador se põe de pé, tendo o controle remoto em mãos. Todos se silenciam.
TELESPECTADOR que incida sobre mim as penas da lei! Só há uma coisa a fazer!
O telespectador ergue o controle para desligar a TV. Todos seguram sua mão. Todos dizem: “Não!”, “Não desliga!”, “acalme-se!”.
O telespectador está tremulo,mas permanece imóvel, todos o deixam... Os jornalistas voltam para seus respectivos lugares e o político, o homem do tempo e o garoto propaganda saem de cena.
APRESENTADOR 1 Notícias de ultima hora.
O telespectador volta a levantar o controle remoto.
APRESENTADOR 2 Com o nosso correspondente direto do final do campeonato estadual!
CORRESPONDENTE O time X venceu o time Y por 5 a 0. Isso mesmo que você ouviu 5 a 0! O time X é o novo campeão estadual!!!
Toca a música de comemoração!
O telespectador deixa cair o controle remoto, tira a camisa, mostrando o uniforme do time X e sai comemorando, abraçando pessoas do público. Após isso ele sai de cena.
Termina a música de comemoração.
APRESENTADOR 1 O telejornal ART.FICIAL fica por aqui.
APRESENTADOR 2 Assista agora capítulo inédito da novela...
OS DOIS APRESENTADORES (apontando para o público) Isso tudo é a sua vida!
Toca a vinheta e as luzes se apagam.
Fim do espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário