Hermanoteu na Terra de Godah - Espetáculo apresentado no Cine Theatro Central em Juiz de Fora, no dia 22 de setembro de 2012. Peça escrita, dirigida e encenada por Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Victor Leal e Welder Rodrigues, com a participação em off de Chico Anysio, como a voz de Deus.
A peça Hermanoteu na Terra de Godah foi escrita há 17 anos pelos integrantes da companhia teatral Os Melhores do Mundo, desde então ela foi encenada em diversas cidades brasileiras, virou viral no you tube e em 2009 foi lançada em DVD. Seu texto narra as andanças de Hermanoteu, um hebreu da Pentescopéia, que recebe de Deus a missão de encontrar a Terra de Godah e libertar seu povo. Em sua jornada ele passa pelo Egito, por Roma e por outros lugares reais ou fictícios, onde se encontra com figuras como César, Cleópatra, Jesus e o diabo, além de outros personagens caricatos saídos de histórias e mitologias da antiguidade ou de histórias bíblicas. A construção do roteiro se dá em tons de sátira e ironia e as interações entre Hermanoteu e os outros personagens é repleta de improvisos, nos quais são encaixadas referências à celebridades e à fatos que foram notícia.
Foi quase que por acaso que descobri, no início da semana que passou, que a Cia Os Melhores do Mundo iria se apresentar novamente em Juiz de Fora (eles já tinham vindo há alguns anos, oportunidade que perdi). Mesmo já estando relativamente perto da data, chamei alguns amigos, que aceitaram o convite e combinamos de ir para Juiz de Fora no sábado (22/09) á tarde. Compramos os ingressos antecipadamente e, apesar de alguns imprevistos, no final tudo deu certo. A apresentação foi melhor do que eu esperava. Mesmo já sendo conhecida da grande maioria, a história provocou risadas do início ao fim. A improvisação, feita em alguns pontos, conferiu à ela uma roupagem nova e a notável habilidade de todo o elenco fez com que mesmo as piadas já saturadas soassem engraçadas e arrancassem gargalhadas de toda a plateia.
Dentre os vários pontos positivos da apresentação, destaco a participação especial do comediante Gustavo Mendes, que fez uma ponta na pele de seu personagem mais famoso, a Presidente Dilma. A piada que ele fez sobre uma candidata à prefeitura de Juiz de Fora, que também estaria imitando a Dilma, foi uma das melhores tiradas da noite... Dentre os pontos negativos, que felizmente foram poucos, destaco a não atualização de algumas das referências feitas durante a peça. Casos como o do padre que alçou voo pendurado em balões e o do encontro do jogador Ronaldo com um travesti foram revisitados, mesmo já não tendo o mesmo apelo que tinham em 2009, quando o DVD foi gravado.
Outro ponto que considero negativo diz respeito ao fato de usarem temas conhecidos apenas dos juiz-de-foranos para elaborarem algumas das piadas, que consequentemente não funcionaram para quem, como meus amigos e eu, não estavam já familiarizados com o dia-a-dia e com lugares específicos da cidade. Contudo, reconheço que o uso da proximidade para elaborar tiradas é um aspecto natural em shows de comédia e que os deslocados (como nós) na apresentação representavam um percentual ínfimo do público, afinal a grande maioria reagia de forma calorosa às tiradas que citavam bairros, logradouros e estabelecimentos da cidade.
A minha avaliação final da encenação, no entanto, é extremamente positiva, os pequenos problemas que citei não chegam a prejudicá-la. Afirmo sem ressalvas que valeu muito a pena tê-la conferido ao vivo e recomendo para todos que curtem uma comédia bem escrita e repleta de tiradas hilárias.
* Esta foi a primeira vez que fui ao Cine Theatro Central em Juiz de Fora, o local possui um excelente espaço físico e sua arquitetura e decoração são belíssimas. Penso, no entanto, que a venda de ingressos poderia ser otimizada com a opção de compra pela internet, o que ajudaria e muito quem está fora da cidade e não quer correr o risco de deixar para comprar o bilhete na portaria, já na hora do espetáculo.
O espetáculo Hermanoteu na Terra de Godah pode ser conferido na íntegra no You Tube, confiram abaixo:
Bruninho,
ResponderExcluirtudo bem?
Eu tenho aqui para mim que atrações culturais nunca são uma perda de tempo, e mesmo que tenham pontos negativos, poucos neste caso como você falou; ou mesmo, muitos, tudo se tira um proveito.
Achei muito estranho o fato de versarem ainda sobre fatos 'antigos', tendo em vista que para os dias de hoje, alguma coisa que se passou há 1 mês, já saiu de validade se formos analisar os dados factuais para inseri-los num contexto de comédia teatral, que foi o caso. Creio que a curva descendente de um fato, hoje, é muito inclinada, assim como, é muito fácil substituir por outros fatos, ainda mais aqui no Brasil, o que não falta é elementos para uma comédia.
No demais, me pareceu bastante interessante, gosto de comédias e alegorias, que é o caso.
Beijos e ótimos dias!
O DVD dessa peça esteve em meu "poder" e eu não vi. Que raiva!
ResponderExcluirNão assisti. Mas, tenho amigos que são muito fãs. Ao saber do dvd quero urgente ver o trabalho.
ResponderExcluirOii amigo, que legal trazer peças de teatro tbém p esse espaço, já ouvi falar nesta peça, mas comédia nunca foi minha praia, não sei se sabe mas fiz faculdade de Teatro, me formei e dei aulas no curso da Federal de Uberlândia, rsrs é engraçado lembrar disto qdo já não me pertence mais rsrsr Abraçossss
ResponderExcluirNossa, embora haja quem fale bem e quem reconheça na peça bastantes aspectos positivos, eu realmente não tenho vontade de conferi-la, apesar de eu gostar muito de teatro.
ResponderExcluirAbraço.
Assisti em Fortaleza, acho que em 2008/2009. Divertidíssima como as outras peças da trupe.
ResponderExcluirBruno,
ResponderExcluirLi, mas viajando e em um lugar que não consigo comentar, pois a internet cai e não vejo se ficou o comentário. Volto em breve.
Olá, José Bruno.
ResponderExcluirApesar de eu gostar de sátiras e versões cômicas de fatos históricos, ainda não conhecia esse espetáculo.
Interessante eles utilizarem a improvisação, o que garante o ineditismo a cada apresentação.
Abraço.
Meu amigo
ResponderExcluirUm trabalho muito interessante, eu tenho um filho que é encenador e adoro teatro.
Quero agradecer a sua visita e as suas palavras de carinho, volte sempre.
Um beijinho
Sonhadora
deve ser bem legal, gostaria de conferir.
ResponderExcluirhttp://monteolimpoblog.blogspot.com.br/2012/09/god-of-war-o-filme.html
Bruninho,
ResponderExcluirTudo bem?
Estou com um aviso para todos lá no Humoremconto, tá bom? Só para saberes.
Grande beijo e ótimo fim de semana!
Oi Bruno
ResponderExcluirQue legal vc poder ver essa peça! Ver uma peça de teatro ná é uma coisa legal, e essa deve ser muito divertida, pelo que eu já vi dela na internete, eu racho de rir kkkkkk, aquela parte que ele fala "corre macacada", tem isso na peça original? é quando os egípcios vem atrás dos hebreus. Ótima crítica, como sempre!
Bjos. Fique com Deus!
P.S. desculpe os erros de português: eu escrevi com sono.
ExcluirEu adoro essa peça, o bom é que tem ela inteirinha no youtube eu iria divulgar lá no blog, mas deixarei para o breve ! Nossa, ri muito, é um humor descontraído feito com muita ousadia, eu recomendo para todos.
ResponderExcluirBeijão, Sabrina. (www.spiderwebs.com.br) ♥
Já ouvi falar desse espetáculo, inclusive assisti o vídeo viral que espalhou-se pela internet, mas nunca assisti ao vivo!! Deve ser bem legal ver de pertinho...
ResponderExcluirbjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...
Assisti o espetáculo ao vivo em Goiânia e posso dizer que risos não me faltaram. A interação entre grupo e público é o que mais diverte. Infelizmente, o dvd, se assistido, acaba tirando um pouco da beleza da coisa, apesar dos esforços da equipe em adaptar o texto à cidade na qual se apresentam. Mas, claro, não há o que se fazer em relação a isso. O jeito é ir, chorar de rir e comprar o dvd. ;)
ResponderExcluirLegal Brunão! Mais uma bela postagem essa sua.
ResponderExcluirVocê tem uma forma muito única de ver as coisas e analizá-las. Parabens pelo seu senso crítico e inteligencia.
Os melhores do mundo são realmente engraçados e despojados. Tem muita coisa deles no youtube e de vez em quando eles vão a algum programa na TV.
Gostei meu amigo! Parabens!
eu vejo td dia essa peça no meu celular
ResponderExcluirja sei de praticamente todas as falas e nao paro de rir mesmo sabendo de td o que vai acontecer
tenho um grupo de teatro e ja todos sao fãns de dos melhores do mundo
gostei
ResponderExcluirVoce tem como postar o script? pois terei que incenar esta pessa e precisamos do roteiro.
ResponderExcluirInfelizmente não tenho acesso a ele, acredito que não deva ser fácil encontrá-lo, uma vez que a trupe faz constantes alterações no texto e improvisos.
Excluiressa peça é show!!
ResponderExcluirconfira!
Peça bem engraçada, não tive a oportunidade de ver em teatro acabei por vendo por dvd, muito bom
ResponderExcluir