N° de acessos:

terça-feira, 23 de abril de 2013

O Dia do Gafanhoto

O Dia do Gafanhoto (The Day of the Locust) - 1974. Dirigido por John Schlesinger. Escrito por Waldo Salt, baseado na obra literária de Nathanael West. Direção de Fotografia de Conrad L. Hall. Música Original de John Barry. Produzido por Jerome Hellman. Paramount Pictures e Long Road / USA.

Nos Estados Unidos, a gíria locust serve para designar pessoas que estão à margem: perdedores, solitários, estranhos e deslocados. O termo the day of the locust (“o dia do gafanhoto” em tradução literal) se refere ao dia em que um destes perdedores decide reivindicar de forma violenta o seu lugar na sociedade. A mais memorável representação de tal situação no cinema talvez esteja em Taxi Driver (1976) de Martin Scorsese, nele, Travis Bickle, o personagem central, é um típico “gafanhoto”, cuja vida monótona e opressiva o leva a tentar intervir de uma forma extrema em sua própria realidade. Recentemente outro filme explorou a mesma temática, foi Drive (2011) de Nicolas Winding Refn, cujo protagonista comete atos extremos após chegar ao seu limite. O Dia do Gafanhoto (1975), de John Schlesinger, foi um das primeiras produções a direcionar seu foco narrativo para este tipo de personagem e a abordagem dada por ele à temática é no mínimo interessante.

Baseado na obra literária de Nathanael West, o filme adota como “gafanhotos” as pessoas comuns, estabelecendo um contraponto entre estas e as celebridades de Hollywood da década de 30. No centro da trama está o designer de cenários Tod Hacket (William Atherton), que chegou à cidade sede da indústria cinematográfica para trabalhar em um grande estúdio, ele acaba se apaixonando por sua vizinha, a bela Faye (Karen Black), uma aspirante a atriz que está em busca de um marido rico que possa lhe abrir portas na indústria do entretenimento. Faye rejeita Tod por ele não ser rico, mas ele não desiste e se mantém próximo a ela, desenvolvendo assim uma relação que vai além de uma simples amizade. Em dado momento da trama, Faye se encontra com Homer Simpson (Donald Sutherland), um contador tímido e solitário, que também se apaixona por ela.


Dentre todos os personagens, Homer Simpson é o mais interessante, ele é claramente o mais deslocado e solitário, ele não tem um grande sonho, nem grandes aspirações e acredita na providência divina como saída para seus dilemas, resumindo, ele é um típico locust e não é por acaso que ele é um personagem fundamental no último ato do filme, ele tem um papel importante no desfecho, que é digno da expressão que dá nome à obra... O roteiro avança em uma lentidão quase melancólica, que permite que cada personagem seja bem explorado em sua complexidade. As motivações que guiam cada um deles vão ficando aos poucos aparentes e à medida que a trama é desenrolada percebemos que ela caminha para um desfecho trágico, esta sensação é reforçada pela melancolia da trilha sonora e pela fotografia, que evita cores vivas e alegres.


O contraponto criado entre as pessoas tidas como comuns e as celebridades funciona ainda como uma crítica à indústria cinematográfica e à “Meca dos sonhos perdidos”, em uma das passagens um dos personagens, um produtor, chega à conclusão: “Acho que nós vendemos apenas ilusões ao público”. Público este que tenta se amparar em qualquer ilusão que lhe for dada, na esperança de achar algum sentido para suas vidas monótonas... Esta crítica fica ainda mais latente no último ato do filme, que obviamente não pretendo comentar aqui para não publicar spoilers. A Hollywood retratada pelo filme é diferente daquela que temos em nosso imaginário: se esta está associada ao glamour e à felicidade, a que o longa nos mostra denota o oposto, o que vemos nele são histórias de sonhos desfeitos, personagens vivendo num submundo de bordéis e rinhas de galo e por fim o distanciamento, em todos os sentidos, entre o público e as grandes estrelas da época.


O Dia do Gafanhoto foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Burgess Meredith – que interpreta o pai da personagem Faye) e Melhor Fotografia. Ambas as indicações foram merecidas, Meredith está excelente em seu personagem e a fotografia do filme é muito bonita, sendo também um dos elementos mais importantes da narrativa, por ajudar a construir no filme a atmosfera opressiva que ela sustenta até o seu desfecho. Este filme parece ter sido esquecido pelo grande público e até mesmo pelos cinéfilos, o que é sem dúvidas uma grande injustiça, pois se trata de uma obra contundente, sobre uma temática que não nos é de todo estranha. Recomendo!



Assistam ao trailer de O Dia do Gafanhoto no You Tube, clique AQUI !

A revelação das passagens aqui comentadas não compromete a apreciação da obra.

Crítica escrita para o blog E o Oscar foi para..., publicada originalmente em 03 de outubro de 2012.

6 comentários:

  1. Já há muito tempo que quero ver esse filme, especialmente pelas razões que enumeras no primeiro parágrafo. Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. É um filme diferente que está praticamente esquecido.

    Inclusive parte do ótimo elenco se perdeu na carreira nos anos seguintes. Karen Black e William Atherton ficaram relegados a pequenos papéis a partir dos anos noventa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Estou com o Narrador Subjectivo. Há tempos que quero assistir esse filme e não consigo. Entra para aquela lista de filmes :quero assistir há tempos e não consigo. Estão além desse: Victou ou Vitória que desde a minha infancia me chamava a atenção e passava direeeeeeeeeto no corujão da globo.
    Um que estava nessa lista á bem pouco tempo era o bebe de rosemary. depois de inumeras tentativas consegui assistir e achei uma maravilha de filme.
    Será que esse hommer Simpson inspirou o personagem do desenho??? Hehehee vai saber...

    ResponderExcluir
  4. O FILME não foi esquecido:tenho em minha coleção dos melhores! Estamos em janeiro de 2018 ,são 02:40 h e ainda me causa o mesmo impacto da primeira vez e vi e revi sou "RE-VEDORA" do que há de melhor e nada de filmeco de Tv ou o que se tem lançado ...FORA NETFLIX! Cinema não é DISTRAÇÃO mas é para fazer pensar ...nada a ver com os "famosos" da Globo:XÔ!!!

    ResponderExcluir
  5. O filme passou hoje (23 de janeiro de 2018) no canal Paramount. Realmente é um filme com muitos superlativos. Bons atores, figurino impecável,sendo que a luz do filme passa sempre uma melancolia. Um filme para ser visto e revisto.

    ResponderExcluir
  6. Assisti esse filme há muitos tempos e fiquei impressionado. Uma das cenas que ficou marcado foi quando o ator principal fica só e agasalhado sob
    uma árvore onde os fruto ficam no chão e esta cena aparece um belo fundo musical que ficaram até hoje em minha mente. Hoje e 14 de janeiro de 2019 após pesquisa google consegui ver algumas cena no traleir mas não aquela que me impressionou.desejaria muito rever este filme mas, nao sei como.

    ResponderExcluir