N° de acessos:

terça-feira, 20 de março de 2012

Alien, o Oitavo Passageiro

Alien, o Oitavo Passageiro (Alien) - 1979. Dirigido por Ridley Scott. Escrito por Dan O'Bannon e Ronald Shusett, baseado no livro de Dan O'Bannon. Música Original de Jerry Goldsmith. Direção de Fotografia de Derek Vanlint. Produzido por Gordon Carroll, David Giler e Walter Hill. Brandywine Productions e Twentieth Century-Fox Productions / USA | UK.


São pouquíssimos os filmes de ficção científica que conseguem ultrapassar décadas sem se tornarem datados e consequentemente obsoletos, Alien, o Oitavo Passageiro (1979) de Ridley Scott é um destes, se por um lado o impacto dos sustos que ele provoca foi diminuído com o tempo, uma vez que algumas sequências hoje beiram o grotesco, por outro o suspense que conduz o seu ritmo permanece intacto, assim como a direção de arte, que mais de 30 anos depois, ainda consegue nos convencer de que a trama se passa de fato dentro de uma nave espacial, sem que esta se pareça com uma barca iluminada por pisca-piscas de natal. Apenas com algumas ressalvas, no que tange o visual dos personagens e o monstro propriamente dito, que nos remetem de imediato à época na qual o filme foi produzido, todos os outros aspectos fazem com que sejamos facilmente convencidos de que ele poderia ter sido filmado nos dias de hoje.

Alien realizou o elogiável feito de transpor os limites dos gêneros sob os quais sua trama está firmada, o terror e a  sci-fi., se tornando assim um venerado clássico cultque rendeu três continuações e mais alguns spin-offs caça niqueis. Todo o alarde em torno dele não é de todo injustificável, uma vez que ele vale a pena ser visto não só pelo fato de ter envelhecido bem, mas também pela sua inegável qualidade técnica e estética, pelos nomes envolvidos e pela excelente condução de seu suspense. 


Quase toda a trama de Alien se desenrola dentro da nave espacial Nostromo, que realiza uma espécia de arqueologia espacial, a embarcação é tripulada por 7 astronautas, figuras peculiares, cada um deles tem uma função específica na missão, da qual já estão de retorno. Eles estão já na rota de volta para a Terra, quando recebem uma mensagem, que não conseguem decifrar, vinda de um outro planeta, eles decidem pousar e investigar. Durante a missão de reconhecimento um dos astronautas é atacado por uma criatura que se gruda ao seu rosto, seus companheiros o socorrem e o levam de volta para a nave, deixando para trás o planeta desconhecido. Já na nave, após algumas tentativas frustradas da equipe, a criatura se desprende da face do homem e morre logo em seguida. Todos acreditam que a história está acabada e decidem continuar a viagem de volta, sem saberem que um novo tripulante está a bordo: o oitavo passageiro...


Em minha opinião, os melhores aspectos do filme continuam sendo a o peso da regência de Ridley Scott, a direção de arte e os efeitos visuais. Ridley é o responsável pelo filme não ter se tornado uma espécie de horror cômico, daqueles que chamam atenção mais pela sua falta de destreza em tentar nos assustar do que pelos seus atributos dramáticos e técnicos. A direção de arte e os efeitos visuais auxiliam à direção no árduo trabalho de fazer o longa se tornar aquilo que ele se tornou com o tempo: um clássico cultuado por diversas gerações de críticos e cinéfilos. Alien aproveitou da melhor forma possível a influência dos filmes de monstro e produções “B” das décadas anteriores, buscando nelas a temática, que seu roteiro sabiamente transformaria não tão somente em um terror convencional, mas em um intenso suspense psicológico...


A sensação de claustrofobia nos dutos e corredores escuros da Nostromo é indescritível, a ambientação neste caso causa mais apreensão que o próprio monstro. O alienígena raramente aparece em cena, o que torna menos risível sua imagem meio tosca (dada a tecnologia da época) e ainda aumenta o temor acerca de como e quando ele aparecerá novamente, fomentando desta forma o suspense da trama... Outro aspecto legal do filme é podermos através dele conferir o desempenho de atores, como John Hurt e Sigourney Weaver nos primórdios de suas carreiras; Hurt protagoniza uma das sequências mais memoráveis do filme e da história do cinema (a clássica cena do café da manhã), a Weaver interpreta aquela que é no mínimo uma das personagens mais importantes de toda a franquia... Contudo, as atuações em si não trazem praticamente nada de tão extraordinário.


Está prevista para 8 de junho deste ano, a estreia de Prometheus, obra mais recente de Ridley Scott, que promete ser uma espécie de prelúdio da franquia de Alien, este lançamente provavelmente provocará uma onda de revisitação à esta que foi a primeira obra a levar o monstrengo alienígena para as telas do cinema; aquele que embarcar nesta viagem espacial pela primeira vez irá se deparar com um dos filmes mais importantes e influentes do final dos anos 70, época prolífera de Hollywood, com um clássico bem envelhecido que continua funcionando maravilhosamente bem... Recomendo!


Alien ganhou o Oscar na categoria de Melhores Efeitos Visuais e recebeu 
uma indicação na de Melhor Direção de Arte.

Assistam ao trailer de Alien no You Tube, clique AQUI ! 

A revelação das passagens aqui comentadas não compromete a apreciação da obra, 
portanto não devem ser consideradas spoilers!

24 comentários:

  1. Nunca que ALIEN ficará datado!
    Ainda me lembro da primeira vez que assisti e dos sustos que levei, rs!

    O filme segue a escola de Hitchcock e Ridley Scott trabalha em uma bela direção de arte. O visual deste filme também fez escola. Um épico das profundezas do universo...o medo nos faz descer cada vez mais ao inferno daquela nave. Claustrofobia total. Alien é um marco.

    Adoro.
    Não vejo a hora de assistir "Prometheus" que promete!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Grande filme que é copiado até hoje.

    Da série é o melhor no quesito suspense, já que como filme de ação "Aliens - O Resgate" é sensacional.

    Vamos esperar este novo trabalho de Ridley Scott.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho este infinitamente superior ao segundo, o filme de Cameron é um excelente filme de ações com ótimos efeitos especiais, mas não não chega nem perto da grandiosidade deste primeiro!

      Excluir
  3. Eu assiti o filme e gostei muito, sou fã deste tipo de filme... eu sou muito boba, assisto todo tipo de filme, só filmes que tem a coitadinha que eu não gosto... kkkk... gosto de filmes com personagens fortes, de luta, comedia, romance, terror, suspense, mas os personagens ao menos um tem que ser corajoso.
    Bjs
    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar da várias nuances que hoje se tornaram clichês do terror como gênero, o filme segue vivo como uma das melhores obras de sua época, grande parte deste feito se deve à força de seus personagens...

      Excluir
  4. Caraco Brunão! O Alien é de 79?????????? Puxa e ele é um filme tão atual né?
    Parabens pela sua resenha de um filme tão conhecido do público! Legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado André!
      É muito interessante o fato de o filme não ter envelhecido e nos soar tão atual até hoje e a direção de arte é uma das principais responsáveis por isso...

      Excluir
  5. Oi Bruno
    Eu assisti na época, deu maior medo, eu era criança, e prá falar a verdade não é o meu gênero. Mas vc mais uma vez arrasou na crítica.
    Bjos. um bom resto de semana
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O terror também não é um dos meus gêneros favoritos, geralmente procuro passar longe das produções contemporâneas, mas o que me atrai em "Alien" não é o terror, mas o suspense e a angústia que ele provoca...

      Excluir
  6. Um filmaço! Alien é copiado até hj, mas poucos conseguiram ter um resultado parecido. Acho que a conjunção dos fatores fez o sucesso dele. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Celo, concordo que foi uma soma de fatores que incluem atuações, direção de arte, fotografia, roteiro e logicamente a direção de Ridley Scott...

      Excluir
  7. Filmaço total!!!
    Imprescindível aos fãs de SciFi.... Continua mesmo uma combinação assustadora de elemntos que prendem o telespectador...
    Não é a toa que serve de referência até hoje!

    ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não só aos fans de SciFi, mas a todos os cinéfilos...

      Excluir
  8. Oi Bruno,

    Esse filme me marcou e posso dizer que muito. Naquele período, lia livros de terror e o filme me revelou o suspense. Para mim, revisitar o seu texto permitiu lembrar que o oitavo passageiro é uma constante em nossos voos diários.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter sido uma excelente experiência, digo por que eu achei ótimo e olha que nem sou muita fã de terror, para você que já gostava do gênero o impacto dele deve ter sido bem maior!

      Excluir
  9. Adorei os comentários. É realmente um clássico marcou época e resistiu ao efeito do tempo. Estou ansioso para a estréia de Prometheus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou ansioso em relação ao "Prometheus", principalmente depois de assistir o trailer...

      Excluir
  10. Gosto bastante desse filme, ainda que não o ache uma obra-prima. Mas gosto do modo como as cenas se encaixam, criando uma boa tensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu o considero uma obra prima por causa daquilo que ele viria a se tornar com o tempo e por causa de sua inegável influência perceptível em quase todos os filmes do gênero que vieram depois dele...

      Excluir
  11. Sou fã de toda franquia ALIEN .E se eu não tivesse assistido o AVP e AVPR eu não teria conhecido a obra da sétima arte , que é o ALIEN de 1979. e a primeira vez que eu vi esse filme , foi mágico e ao mesmo tempo assustador . realmente foi fantástico o legado que essa série deixou, que abre além de sequências ,prelúdios que no caso está sendo cumprido no ainda inédito PROMETHEUS, prólogo o qual eu estou esperando e contando até os dias para ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo comentar cada um dos quatro primeiros filmes da série aqui no blog (já foram os dois primeiros), mas tenho pouca vontade de ver os outros...

      Mas estou ansioso para conferir "Prometheus", ao menos por enquanto ele tem me parecido ser mais que um mero caça níquel... O trailer dele é excelente!

      Excluir