N° de acessos:

domingo, 22 de janeiro de 2012

Cirque du Soleil - Varekai

Varekai – Escrito e Dirigido por Dominic Champagne. Cenário de Stéphane Roy. Figurino de Eiko Ishioka. Música composta e conduzida por Violaine Corradi. Coreógrafos Michael Montanaro e Bill Shannon. Designer de Montagm Jaque Paquin. Iluminação de Nol Van Genuchten e Luc Lafortune. Som de Fronçois Bergeron. Desigener de Produções Francis Laporte. Guia Guy Laliberté. Diretor de Arte Andrw Watson. Espetáculo apresentado em Belo Horizonte em 21 de janeiro de 2012.


Realizei na noite de ontem um dos sonhos que cultivava desde menino, assisti a um dos mais belos espetáculos de minha vida: Varekai, uma das montagens itinerantes do Cirque du Soleil. Quando uma amiga me convidou para ir, ainda em setembro do ano passado, eu sequer cheguei a ponderar sobre a minha disponibilidade no mês de janeiro (eu ainda não sabia que estaria de férias), ou se eu teria dinheiro para a viagem e para o ingresso, eu apenas sabia que queria ir, na verdade eu tinha que ir, afinal oportunidades de termos sonhos realizados não podem ser perdidas! Comprei o pacote e passei quase cinco meses me corroendo de ansiedade para que este dia chegasse, por diversos momentos alguns problemas quase me fizeram abrir mão da viagem, mas felizmente tudo se resolveu... A tenda estava armada em Belo Horizonte, que fica cerca de 280 quilômetros distante de Ubá, a minha cidade, saímos daqui por volta de meio-dia, fomos em uma excursão organizada por uma agência de viagens local. Das cerca de quarenta pessoas que foram, apenas três já tinham assistido ao vivo a alguma das montagens anteriores do circo, mas mesmo para estas a expectativa era a melhor possível, afinal cada encenação da trupe é considerada uma experiência única, transcendente e indescritivelmente bela.

Chegamos em BH e aproveitamos o tempo livre até o início do espetáculo, que começaria às nove da noite, para passarmos no shopping (mais uma vez não contive meu consumismo e comprei 5 livros e um DVD). Conforme combinado, nos encontramos às oito horas no estacionamento do shopping e de lá fomos em direção ao local do espetáculo e foi aí que veio o susto. Descobrimos tarde demais que apenas uma hora poderia não ser o suficiente para chegar a tempo à tenda, pegamos um enorme engarrafamento e o motorista, na tentativa de pegar um atalho, acabou se perdendo (ele não admitiu isso)... Eu simplesmente gelei, era a realização do meu sonho que estava em risco. Faltavam cinco minutos para as nove horas, o transito não andava, alguém então comentou que após o início do espetáculo, que começaria estritamente em cima do horário, ninguém entraria ou sairia da tenda principal até o fim da primeira parte (são duas partes de uma hora cada), a possibilidade de perder metade do show aparentemente me assustava como a nenhum outro no ônibus... Mas, como que por milagre, de uma hora para outra o trânsito fluiu, conseguimos chegar! Foi como se estivessem nos esperando, pois acabamos de entrar, nos assentamos, e as luzes se apagaram...


Varekai, que estreou em 2002, é definido pelo seu diretor, Dominic Champagne, como uma homenagem à “alma nômade”, no dialeto cigano da Romenia Varekai significa “onde quer que seja”, o nome é uma alusão à descoberta do novo e ao constante processo de mutação em que vivemos, que nos leva a “lugares” diferentes à cada nova experiência. É mais ou menos esta viagem de descobertas que o espetáculo tenta nos proporcionar. A montagem narra a história de Ícaro, personagem da mitologia grega que, após realizar seu sonho do voar, teria tido suas asas derretidas pelo calor do sol e supostamente caido no mar Egeu. O Cirque du Solei conta a parte da história que até então não tinha sido contada, mostrando aquilo que teria acontecido com Ícaro após insucesso de sua tentativa de chegar ao sol, na montagem ele não cai no mar, mas sim em uma floresta que fica no topo de um vulcão, chamada Varekai... Na floresta Ícaro se redescobre ao entrar em contato com o novo. Através de suas interações com os seres fantásticos que habitam aquele mundo tão estranho, ele reencontra a esperança e o sonho de voar.

Se eu tinha alguma dúvida quanto à suposta perfeição dos espetáculos do Cirque du Soleil, agora não tenho mais, Varekai é de fato perfeito, fiquei boquiaberto diante do belíssimo show de acrobacias e malabarismos, tudo executado com uma incrível perícia e uma sensibilidade tamanha que cheguei a crer que estava diante de algo surreal, inimaginável... O show, que mistura elementos do circo, da ópera e do balé, não se limita à uma simples apresentação de malabaristas e acrobatas, há sempre um conceito por trás de tudo que nos é mostrado e é isto que torna a apresentação tão grandiosa, digna realmente de ser chamada de arte...


Os artistas, vindos de diversas partes do mundo, trazem consigo a magia do espetáculo circense mambembe, magia esta que não se perdeu mesmo diante de tantas evoluções tecnológicas e do advento de novas expressões artísticas e culturais... Achei fabulosa a forma com que eles conseguem convergir as mais diversas expressões artísticas em um mesmo espetáculo; as danças, as lindas músicas (que são executadas ao vivo durante o show), os figurinos, o cenário, a iluminação, os objetos cenográficos, tudo, tudo é impecável e de estonteante beleza estética. Infelizmente não pude filmar ou tirar fotos do espetáculo, era expressamente proibido fazê-lo mesmo antes ou depois da encenação... Contudo nenhuma foto ou vídeo seria capaz de traduzir ou expressar a sensação de presenciar o espetáculo ao vivo. Ao término da apresentação, os meus olhos mareados eram a confirmação de que eu acabara de viver uma das melhores experiências de minha vida, que compensava cada centavo gasto e as quase 10 horas de viagem!

O Cirque du Soleil ainda permanece em BH até o dia 10 de fevereiro, neste ano ele ainda armará sua tenda nas cidades de Brasília, Salvador, Recife e Curitiba; confiram a programação completa AQUI! Se você ainda não foi e tiver alguma oportunidade de ir não a perca por nada, pois lhe garanto valerá a pena!



28 comentários:

  1. Que maravilha, J. Bruno!!! Seu texto me fez sentir mais vontade ainda de ver um espetáculo do Cirque du Soleil, que por sinal eu sempre admirei imensamente!

    Com certeza valeu mesmo muiiiiiiiito a pena...

    Obrigada por compartilhar esse sublime momento conosco!

    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, foi para mim a realização de um sonho, toda vez que eu assistia alguma matéria sobre o Cirque de Soleil na TV eu ficava boquiaberto só de imaginar como seria um espetáculo deles, todas as minhas expectativas foram comprovadas!

      Excluir
  2. Fico me imaginando numa apresentação desse porte, do Cirque du Solei, acho que morro de chorar lá dentro.Sério
    Deve ser fenomenal, vc foi privilegiado, que beleza, deve ter sido lindo.
    Eu me apaixonei por eles desde que apresentaram Alegria, lembra? Assisti ao espetáculo pelo canal pago, e logo me vi fascinada.
    Deve ser um sonho dos mais viajantes estar assistindo pessoalmente.Parabéns, da próxima vez que tiver em BH pula aqui em casa, é pertinho *.*
    Vivi

    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti uma parte do espetáculo "Alegria" em DVD, junto com meu antigo grupo de teatro na época da faculdade, só aumentou na época a minha vontade de vê-los ao vivo, é indescritível Viviane!

      Estou pretendendo voltar em BH para o show do Los Hermanos em maio (isso se eu conseguir comprar o ingresso hoje), quem sabe não combinamos algo...

      Excluir
  3. Olá! Boa noite! Deve ter sido espetacular esta apresentação! Pelo trailer, já nos deixou com "água na boca"!Belo compartilhamento de seu momento , através deste texto!Gostei!
    Vim agradecer a sua visita e comentário em meu blog! Muito obrigado!
    Realmente! Nesta minha "curta carreira", já experimentei vários tipos de "poetar", sofisticado, simples...etc...porém,o q mais me agrada, é quando me "expresso" de uma forma, que o "pensar", é menos importante que o "sentir"!
    Boa semana!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo Felisberto!
      A apresentação foi mesmo espetacular, fico feliz que você tenha gostado do texto! Abraços!

      Excluir
  4. Sou fã do Circo de Soleil e infelizmente ainda não tive oportunidade de assistí-los ao vivo exatamente por conta da minha agenda apertada. Adorei o texto e não deixarei escapar uma próxima oportunidade. Parabéns Bruno. Abraço :-))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Wilson, seja sempre bem vindo!
      Não deixe mesmo escapar a próxima oportunidade, pois é um espetáculo belíssimo em todos os aspectos!

      Excluir
  5. Oi Bruno!

    Magnifico a sua descrição! Obrigada pela suavidade que compartilhou o sentimento. Vejo a sua perfeita e íntima relação com o belo e artístico. E a magia do Cirque du Soleil é percebido pelos grandes!

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luciana, queria poder fazer mais, queria que meu texto fizesse jus à grandiosidade do espetáculo, mas pobre de mim... Se tiver alguma oportunidade de vê-los ao vivo algum dia não a perca!

      Excluir
  6. Bruno, um grande abraço. Nunca assisti a um espetáculo do Cirque du Soleil, mas sempre me disseram se trtar de um espetáculo que encanta a todos. Um grande abraço meu amigo e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado PC!
      É encantador mesmo, procure algo em DVD, para você ter ao menos uma ideia da magia que eles conseguem construir, tenho certeza que isso só vai aumentar sua vontade de vê-los ao vivo!

      Excluir
  7. Que bacana! Deve ser um show e tanto mesmo!
    Espero ainda ter a oportunidade de assistir!
    Que bom que vc conseguiu realizar um dos seus sonhos.
    =D
    Beijos

    http://giselecarmona.blogspot.com/
    @giselecarmona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impressionante Gisele, um investimento que realmente valeu a pena... é de fato um dos maiores espetáculos da terra!

      Excluir
  8. Nossa *-* Que lindo realiza um sonho, eu ainda vou realizar os meus, que eu tenho a absoluta certeza que irei realizar, imagino a sua emoção quando começou o espetaculo!! Fico feliz por vc ter realizado algo tão sonhado, deve ser realmente lindo o espetaculo, já vi algumas imagens na TV e são simplesmente perfeitos, imagino lá, ha olho nu!! Felicidade deve ser a palavra que te define ultimamente e deve ter assunto que não acaba mais!! Bjs
    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jane, por algum motivo seu comentário tinha sido classificado como span pelo Blogger, só hoje eu o vi... Foi mesmo a realização de um sonho! Foi o evento que comprovou que minhas férias não foram de todo perdidas... Beijão!

      Excluir
  9. Nossa José Bruno, que bacana poder realizar esse sonho hein?? Uma ex colega de trabalho tá no casting do Cirque du Soleil, não sei se ela veio pra esse espetáculo no Brasil...Também tenho muita vontade de ver, quem sabe não me inspiro em sua aventura e me programo pra ir também, né?? Beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única brasileira neste espetáculo (são vários em cartaz pelo mundo) é a Michele Ramos, uma trapezista (é ela???)...

      Eu lhe recomendo, se você já tem vontade de ir ai sim que você não pode perder, eu estou certo de que o Cirque du Soleil vai extrapolar todas as suas expectativas!

      Excluir
  10. Não, o nome dela é Lais, ela é atleta de trampolim, sei que ela já participou de um espetáculo, mas, não era o VAREKAI. Espero um dia ir como vc fez deve ser realmente maravilhoso! Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela deve estar então em algum dos outros espetáculos em cartaz... Fim do ano tem espetáculo novo chegando ao Brasil, planeje antecipadamente e vá, pois vela a pena mesmo!

      Excluir
  11. EU VOU NO CIRQUE DU SOLEIL VAREKAI EM JUNHO DE 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou certo de que para ti também será uma experiência inesquecível!

      Excluir
  12. Mês que vem o espetáculo chega por aqui. Estamos ansiosos para conferir. Adorei a postagem no meu blog. Você é um fofo Bruno! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sintia!
      "Varekai" é um espetáculo inesquecível, tenho certeza que você vai adorar!

      Excluir
  13. Perfeita é a sua descrição do Cirque e das sensações. É exatamente assim que me sinto a cada aprensentação. É um circo que dispensa mágicos porque ele é a própria mágica. A magia de assistí-lo é inimaginável para quem nunca viu...
    Parabéns pela realização do seu sonho!

    ResponderExcluir
  14. Quanto custa a maquiagem punkcake do cirque soleil? E como é essa maquiagem?

    ResponderExcluir