A cerimônia de entrega do Oscar aconteceu na noite de ontem sem grandes novidades, o que já era previsto aconteceu: Cinco prêmios para O Artista, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator e cinco prêmios para A Invenção de Hugo Cabret. Meia-noite em Paris levou Melhor Roteiro Original e Os Descendentes o de Melhor Roteiro Adaptado, A Separação e Rango confirmaram seus favoritismos absolutos e venceram respectivamente nas categorias de Melhor Filme em Língua estrangeira e Melhor Longa de Animação. Meryl Streep, Jean Dujardin, Ostavia Spencer e Christopher Plummer venceram os cobiçados prêmios de atuação. No geral a premiação foi justa, a meu ver o maior deslize foi aconteceu na categoria de Melhor Fotografia, ganha por Hugo, uma vez que tal aspecto é bem superior em A Árvore da Vida. Quanto ao fato de Real in Rio de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes ter perdido para a Man or Muppet da trilha de Os Muppets, para mim também não foi nenhuma novidade e não foi de todo uma injustiça, uma vez que a canção vencedora teve apelo bem maior para os americanos. Penso que a vitória de O Artista na categoria de Melhor Filme deverá ser compreendida como um verdadeiro marco, principalmente por se tratar de um filme de roteiro simples e ainda por cima francês, mudo e em preto e branco em plena era do 3D e do IMAX... Chego, portanto à conclusão de que as maiores injustiças desta edição do Oscar estiveram atreladas às indicações e não às premiações. Vamos então aos vencedores!
Melhor Filme - O Artista
Melhor Diretor - Michel Hazanavicius por O Artista
Melhor Atriz - Meryl Streep por A Dama de Ferro
Melhor Ator - Jean Dujardin por O Artista
Melhor Atriz Coadjuvante - Octavia Spencer por Histórias Cruzadas
Melhor Ator Coadjuvante - Christopher Plummer por Beginners
Melhor Animação - Rango
Melhor Direção de Arte - A Invenção de Hugo Cabret
Melhor Figurino - O Artista
Melhor Trilha Sonora Original - O Artista
Melhor Roteiro Original - Meia-noite em Paris
Melhor Canção - Man or Muppet de Os Muppets
Melhor Fotografia - A Invenção de Hugo Cabret
Melhores Efeitos Visuais - A Invenção de Hugo Cabret
Melhor Maquiagem - A Dama de Ferro
Melhor Direção de Arte - A Invenção de Hugo Cabret
Melhor Documentário - Undefeated
Melhor Documentário em Curta-metragem - Saving face
Melhor Curta-metragem - The shore
Melhor Curta-metragem Animado - The Fantastic Flying Books of Mister Morris Lessmore
Melhor Montagem - Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Melhor Edição de Som - A Invenção de Hugo Cabret
Melhor Mixagem de Som - A Invenção de Hugo Cabret
Oi Bruno,
ResponderExcluirBoa tarde! Estava ansiosa esperando os seus comentários sobre as premiações. Não acho justo Árvore da Vida não ter ganho em nenhuma categoria, mas concordo em todas as outras. Quanto ao nosso pretenso oscar, nunca tive esse pensamento, pois a música embora estilosa, só remete ao Brasil e penso que a outra é mais eclética.
Penso que os dois filmes mais premiado: A Invenção de Hugo Cabret e Artista projetam a nova dimensão que se espera do cinema atual, mas penso que as categorias que o Artista alcançou são superiores a Invenção de Hugo Cabret.
Beijos.
Lu
Sem dúvidas, das categorias cinco categorias ganhas por "O Artista", 3 são das principais, Melhor Filme, Diretor e Ator... Pois é "A Árvore da Vida" não ter ganho nada me deixou chateado, anda que esperasse que ele fosse ganhar só o de fotografia (ele foi o meu favorito de 2011)...
ExcluirSem querer sem nacionalista, mas o tropa de elite não estar concorrendo entre os filmes estrangeiros é uma tremenda brincadeira de mau gosto. Mesmo que não ganhasse, mas deveria estar entre os finalistas.
ResponderExcluirBom, depois que o "guerra ao terror" ganhou oscar de melhor filme, sempre duvido da capacidade de quem vota nesses prêmios.
Eu sou fã incondicional do Meia-Noite em Paris. Mas ainda quero ver o Artista, os descendentes e o Hugo Cabret para ter uma opinião mais justa sobre o oscar desse ano.
Abração.
Ps: Concordo -> "estiveram atreladas às indicações e não às premiações."
Os votantes têm muito preconceito contra continuações, por isso o "Tropa de Elite 2" foi prejudicado...
ExcluirEu também não gosto muito de "Guerra ao Terror", pra mim a de 2009 foi uma das piores edições do Oscar...
Tenho certeza de que você vai gostar demais de "Hugo" Jim...
hahahhaah... então a Diva Meryl ganhou??? êêêêê... e olha que tinha uma galera dizendo que não seria dela. Ahh Rá!
ResponderExcluirNão assisti tudo, pois precisava dormir para aguentar o batidão de hj. Mas, vi o momento em que a Octavia ganhou o prêmio e achei emocionante. Pena não ter conseguido segurar o sono.
bjks
Pois é Joicy, não ter dormido naquela noite me custou uma diferença de caixa bem grande na segunda feira (ócios do ofício né..). Gostei muito da Meryl ter ganho, ela fez por merecer, apesar de esta não ter sido sua melhor atuação dos últimos tempos (ainda prefiro a de "Julie e Julia"), gosto da Viola também, mas ela certamente ainda dará muito o que falar no futuro... Adorei o prêmio da Octavia, serviu para calar a boca de muita gente!
ExcluirAh , eu só não gostei que a música de RIO não ganhou, estava torcendo hehe. Quanto aos outros filmes, não vi nenhum! Então nem fazia questão de torcer, mas esses que ganharam devem ser bons mesmo né hehe Beijão// www.spiderwebs.tk
ResponderExcluirEu já não estava esperando que a música fosse ganhar Sabrina, os americanos são apaixonados pelos "Muppets" e isso com certeza influenciou, aliado ao fato de que "Rio" nem foi indicado ao Oscar de Melhor Animação (o que foi uma enorme injustiça)... Achei bem feito pra o Carlinhos Brown que deu uma entrevista hiper arrogante no dia da cerimônia...
ExcluirNão esperava uma edição sem surpresas, mas foi muito bom ver O Artista consagrado. Só lamento a ausência de alguns filmes na premiação.
ResponderExcluirMeus comentários sobre o Oscar 2012 também estão no ar: http://peliculacriativa.blogspot.com/
Foi como eu disse, as injustiças foram muito mais perceptíveis nas indicações do que na premiação em si...
ExcluirOlá, J. Bruno, como vai?
ResponderExcluirDesde que aquele filme horroroso chamado Titanic ganhou aquela baciada de Oscars que essa premiação perdeu bastante do seu vigor e credibilidade, mas ainda é uma festa interessante de se ver, mesmo que seja para se notar as mudanças (ainda que poucas) na mentalidade dos espectadores de um ano para outro.
Dos filmes vencedores eu só assisti Rango, que achei bem fraco, apesar de bem produzido e conduzido.
Não assisti Carros 2, que dizem que é o primeiro fracasso da Pixar, e ficou a dúvida: será que el é tão ruim assim?
Destes filmes vencedores, o que mais quero assistir é A Invenção de Hugo Cabret, que parece ter uma produção requintada e caprichada, além da curiosidade de se ver um filme do Scorcese de censura livre.
Abraço e até a próxima, J. Bruno.
A verdade é bem antes de "Titanic" o Oscar já tinha cometido algumas derrapadas históricas, precisaríamos de muito espaço para listar todas, a cerimônia só vale como entretenimento mesmo, porque credibilidade já não tem nenhuma... Confira depois a crítica de "Rango" aqui no blog...
ExcluirOlá J. Bruno!!!
ResponderExcluirÉ Carlinhos Brown,nada!!!rs!
Já estou te seguindo!!Estou te aguardando tbm,ok??
Bom fds!!Bjs!!
Eu já não acreditava que ele fosse ganhar...
ExcluirÉ a primeira vez que venho ao seu blog, e já gostei daqui, de cara!
ResponderExcluirMuito bom o teu blog, e o teu conhecimento sobre cimena, e as novidades que tem por aqui, são ótimas!
Não aguentei ficar acordada pra assistir, mas fiquei contente com a premiação da Meryl Streep, pois a considero fantástica, e a Academia faz jus ao talento inquestionável dessa grande atriz, num mundo de aparências, em que a imagem é sempre mais privilegiada que a esssência.
Tô te seguindo, e voltarei mais vezes pra ficar bem atualizada!
B eijinhos!
Fico feliz que tenha gostado do Sublime Irrealidade!
ExcluirSerá sempre um prazer enorme lhe receber por aqui!
Volte sempre!
Olá! Boa tarde!
ResponderExcluirCara!
Você não vai acreditar...onde eu estava?...mas, somente com seu post, estou sabendo que teve OSCAR e os vencedores...rsrs
Meryl...nossa.. que atriz...transformação total para fazer o papel, desde o tom de voz ,nem parecia ela!
Obrigado pelo carinho da visita!
E vamos que vamos! Viva o novo...
Bom final de semana!
Abraços!
Seja bem vindo ao meu clube Felisberto, eu também só fico sabendo da maioria das coisas depois que já passou... o Oscar foi uma exceção por causa do meu amor pelo cinema, se não creio que tinha passado batido!
ExcluirGostei de Meryl Streep ter ganho o Oscar. Ela merecia, mas foi uma pena a música de CArlinhos Brown ter perdido, bem como a melhor direçao para Martin Scorsese.
ResponderExcluirO Martin merecia sem dúvidas o prêmio de Melhor Direção, esta foi uma das maiores injustiças desta edição... quanto á música do Carlinhos Brown, no fim das contas eu achei que foi bem feito para ele, tirou um pouco do tom de arrogância do discurso dele de antes da cerimônia...
ExcluirAmei que a Meryl Streep levou mais uma estatueta para casa. Na minha opinião, ela é uma das atrizes mais brilhantes dos nossos tempos.
ResponderExcluirMas achei muito indigno o Carlinhos Brown não ter levado, afinal, a música Real in Rio é (na minha opinião)muito mais expressiva e mais inovadora. Man or Muppet ganhou (ainda na minha opinião) pela fórmula que sempre dá certo para premiações : aquela coisa mais 'melancólica'
P.S.: Obrigada por visitar o meu blog e volte sempre
http://conversasemilkshakes.blogspot.com/
A Meryl é quase uma entidade da sétima arte!
ExcluirSeguindo aqui!!
ResponderExcluirMe siga em retribuição!!
sosneurose.blogspot.com
Também já curti aqui!!
Curta minha página no Facebook também!!
Tenho Like Button na página.
=)
Visitarei a tua página agora!
ExcluirOlá, Bruno!
ResponderExcluirNa verdade eu já esperava que Real In Rio não levasse a estatueta, visto que a versão em português da música é muito mais emocionante e também pelo fato de os americanos serem extremamente "patriotas". Era meio óbvio que eles não iam permitir que um filme brasileiro ganhasse dos Muppets que são os "queridinhos" deles.
Beijocas!
Ismália .
Acho que esta teoria em relação ao patriotismo foi refutada pela vitória do "O Artista", a música ganhou por os americanos são fãs do programa e dos personagens, enquanto o filme "Rio" passou simplesmente batido pela cerimônia, o que foi na verdade uma injustiça bem maior!
Excluirbah, esse é o tipo de filme que não me apetece. Evito, pois não lembro do último filme que vi nesse estilo que gostei. Tem bons filmes, mas pra gosto pessoal sempre acho sem graça.
ResponderExcluirUm dia ainda vão fazer o filme do Johnny Bravo, e vão conseguir estragar tudo hehe.
Abração
----
Site Oficial: JimCarbonera.com
Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com
Não sei, mas algo que me diz que você queria ter comentado na verdade a postagem sobre o filme "As Aventuras de Tintim", se for eu lhe recomendo que você deia uma chance pra ele, afinal é sim uma grande obra, fiel principalmente ao desenho que sem dúvidas marcou a minha infância...
Excluir