N° de acessos:

domingo, 23 de janeiro de 2011

Queime depois de ler

Queime Depois de Ler (Burn After Reading) 2008, escrito, dirigido e produzido por Joel e Ethan Coen. Universal / EUA.


Quando se trata dos filme dos irmãos Coen, qualquer crítico se vê diante de um pequeno problema, encaixar a obra em determinado estilo ou escola. Fargo (1996), aquele que talvez seja o filme mais clássico da dupla, é considerado por uns uma “comédia de erros”, por outros “comédia de humor negro”. Queime depois de ler reza pela mesma cartilha. Neste filme estão presentes alguns dos elementos que caracterizam as obras destes dois cineastas: personagens caricatos, sarcasmo e um roteiro onde uma sequência de erros leva os personagens a situações extremas, de onde dificilmente pode se extrair um happy end.
.
Em Queime Depois de Ler (2008), tudo começa quando o agente da CIA Osbourne Cox (John Malkovich) pede demissão por não aceitar sua transferência para um cargo burocrático. Ele decide então escrever sua memórias, como uma espécie de vingança contra os antigos colegas. A vida familiar de Cox também não esta nada bem, sua esposa Katie (Tilda Swinton) que quer o divórcio é aconselhada por um advogado a buscar documentos que subsidiem a ação de partilha de bens. Ela tem um caso com Harry Pfarrer (George Clooney), um segurança federal. Ao vasculhar o computador do marido, Katie copia para um CD os rascunhos do que viria a ser o livro de Cox. Por acaso o CD vai parar nas mãos de Chad (Brad Pitt) e Linda (Frances McDormand), ambos funcionários de uma academia, que decidem ganhar dinheiro extorquindo o dono dos arquivos, que seria para eles alguém do “alto escalão”.


Brad Pitt, George Clooney e Fances McDormand estão perfeitos em seus respectivos papeis, eles protagonizaram algumas das cenas mais engraçadas e absurdas do filme. O humor destilado ao longo da história não é o convencional e o roteiro realmente não é do tipo que irá agradar a todos. Não é novidade também que nos filmes dos irmãos Coen o final possa ser motivo de reações controversas e quem espera um final nos moldes Hollywoodianos também irá se decepcionar.

As controversas em torno de Queime Depois de Ler começaram antes mesmo da estreia do longa nos cinemas. Ao mesmo tempo que existia uma grande expectativa em torno do lançamento, devido ao sucesso de Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), que faturou 4 Oscars em 8 indicações, a crítica ironizava a escolha da mesma dupla da franquia Onze Homens e Um Segredo, Brad Pitt e Geord Clooney.


Se você espera um filme de ação ou comédia a lá Jim Carrey e Adam Sandler, com certeza Queime Depois de Ler, não será uma boa pedida. No entanto se você presa por ótimas atuações e um roteiro inteligente que fuja do convencional, você não vai se decepcionar.


Assista ao trailer de Queime Depois de Ler no You Tube, clique AQUI !
.
De Joel e Ethan Coen, indico também: Fargo (1996), Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000) e Bravura Indômita (2010).

Um comentário: